A ARTE DA DANÇA

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.

Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS

O exercício físico é essencial para a saúde, mas também é necessário trabalhar a saúde mental, emocional e psicológica. A dança proporciona essa integração entre corpo e mente. Dançar, sentindo e pensando, é vivenciar uma maior consciência do sentido e da torção dos ossos, do movimento das articulações, das cinturas escapular e pélvica e da relação entre ambas, do tônus e deslizamento muscular, da sensibilização da pelve. Dançar é trabalhar com transferência de apoios, com a percepção do peso, da direção, com micro e macro movimentos, com alteração de planos, de intenções, de intensidade.
A dança estimula a criatividade e a memorização. Ao praticar a dança, somos
induzidos a entrar em contato e nos interessarmos por essas outras artes. Através delas, conhecemos fatos, narrações, histórias e costumes da humanidade acerca da evolução, de outras culturas.

A dança trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial;
Desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural; Permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos; Possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais; Torna-se uma opção de lazer.
Na vida da criança, atualmente, a dança deixou de ser somente uma formação artística, e, passou a fazer parte do seu desenvolvimento como ser humano consigo mesmo, com o outro e com seu meio.
Na fase de iniciação do aprendizado, seja qual for o estilo de dança escolhido, há necessidade que as aulas possuam um caráter lúdico e bem dinâmico para que as aulas se tornem, antes de tudo, algo prazeroso. E ao mesmo tempo, serão trabalhados itens básicos e necessários para que, gradativamente, as exigências técnicas vão aumentando, pois a dança proporciona o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, a princípio.

 

SITE  AROMAS DA LUZ.

Webmaster: Maria Inês de Paula Bomfim  

 

 ANTERIOR               PRÓXIMO 

 Página inicial

 

 

   

 ~ SITE AROMAS DA LUZ ~ Copyright © 2011

Webmaster: Maria Inês de Paula Bomfim